0Dias
0Horas
0Minutos
0Segundos

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT acontece de 16 a 20 de outubro de 2018.

ENTENDA COMO FUNCIONA

Quem participa?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Qual o tema desse ano?

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação promove, em âmbito nacional, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo principal de divulgar e tornar acessível a todos o conhecimento científico. A cada ano, propõe-se um tema relevante e atual, para mobilizar a população a respeito de atividades sobre Ciência, Tecnologia e Inovação . No ano de 2018 o tema será “Ciência para a Redução das desigualdades”, que está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

Quem Coordena?

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar em como participar da SNCT. A realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a SNCT. No Maranhão quem organiza a SNCT é a Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTI)

Parceiros

Publicações

Contato

snct@secti.ma.gov.br

Palestrantes

Frei Betto
Frei Betto Religioso, Teólogo e Escritor

Frade dominicano e escritor brasileiro, filho do jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira"

Frei Betto
Ciência em Show

COMUNICAR E ENSINAR CIÊNCIA DE MANEIRA DESCOMPLICADA E DESCONTRAÍDA. ISSO É COMPROMISSO COM A CIDADANIA. ASSIM É O CIÊNCIA EM SHOW."

Frei Betto
Escola de gente

A Escola de Gente forma jovens para uma sociedade inclusiva

LOCAL

SEBRAE Multicenter - MA

Altura do n° 50, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau, São Luís - MA, 65074-220